O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Rio de Janeiro lançou a funkeira MC Carol à pré-candidata à deputada estadual. Em entrevista ao jornal O Globo, Carol contou que a sua principal pauta são os direitos das mulheres e foi após um convite da deputada federal Jandira Feghali (RJ) que ela se filiou ao PCdoB. Partido que tem se dedicado a inserção das mulheres na política e na vida real da sociedade, através da luta de gênero e contra a discriminação.

Para Jandira, a política hoje não representa a grande maioria da população e sua diversidade. “O povo é em sua maioria feminino, negro e pobre, tem diversidade cultural, ética e religiosa e nem de longe é representado. MC Carol é exatamente a representação de tudo isso. É uma mulher popular, negra e da cultura, que vem ascendendo com força e faz a representação autêntica da sua realidade. É essa a grande contribuição dela para a política. Ela traz a autenticidade através da realidade do seu povo”, explicou a deputada ao jornal O Globo.

“Inspiração de luta: Marielle Franco”

Carol relatou que tomou a decisão de se candidatar a deputada estadual pelo Rio de Janeiro após conversar com as vereadoras do Psol, Talíria Petrone e Marielle Franco, assassinada a tiros no dia 14 de março, no bairro do Estácio, na Região Central do Rio.

“Eu fiquei mais confiante depois de conversar com elas. O fato dela [Marielle Franco] ter saído da favela, como eu, e ter conseguido entrar na política me animou”, pontuou.

Durante a conversa com as vereadoras, Carol ressaltou o desejo de ajudar na luta do feminismo contra o machismo. “É só você ligar a TV que vê o tempo todo morte de mulher. A mulher vai lá, faz dez queixas e não acontece nada. Aí o cara acaba matando ela”.

No dia 4 de abril, a cantora foi vítima de tentativa de feminicídio pelo ex-namorado, que invadiu a sua casa durante a madrugada e tentou matá-la com um facão.

Após a tentativa de assassinato, Carol se manifestou nas suas redes sociais. “Hoje pela primeira vez apanhei de um homem. Hoje pela primeira vez consegui lutar com um homem com um facão na mão. 4h da manhã meu ex pulou a cerca elétrica e tentou me matar de facão. E o álibi dele é que eu estava postando vídeos e fotos na piscina! Se eu sinto vergonha? Não. Porque a gente nunca sabe o bicho disfarçado que pode entrar na nossa vida! Denuncie sempre!”, escreveu.

Sobre a morte de Marielle Franco, a cantora contou que a desmotivou muito. “Eu ainda estou muito chocada do jeito que foi. Ela era um exemplo, e isso me desmotivou muito. Aí aconteceu essa tragédia comigo, a agressão que sofri, o que me motivou muito mais. Eu vou usar isso como combustível, sabe?, afirmou Carol.

“Uma porrada de mulher está morrendo diariamente e alguma coisa tem que ser feita. Eu sou uma mulher conhecida e tem vídeo do que ele fez comigo e, mesmo assim, foi registrado como lesão corporal. Imagina uma mulher da favela. Aí que ninguém faz nada mesmo”, denunciou a cantora.

“100% feminista”

MC Carol: ela não se considera feministaA MC Carol também defende os direitos das mulheres na música. Em 2016, ela e a Karol Conka lançaram a música “100% feminista”.

“Mulher oprimida sem voz obediente, quando eu crescer eu vou ser diferente. Eu cresci, Carol/Karol bandida, represento as mulheres, 100% feminista”, diz o refrão da música, interpretado pelas duas cantoras.