(Foto: Wesley Sousa /ASCOM/MCTI)

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, diz que sua colega de governo Luciana Santos, que passou a comandar a pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação, vai transformar a abordagem da ciência no país. “Ela vai criar, inclusive, mais oportunidade para os jovens, para as pessoas pretas, para as pessoas indígenas e mulheres”, afirmou Marina ao Portal Vermelho.

A ministra do Meio Ambiente também destacou que Luciana é uma pessoa da área da ciência do conhecimento, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

“Historicamente a ciência já tem uma grande contribuição das mulheres, mas a elas ainda não é dado a oportunidade de mostrar toda a sua capacidade de liderar o avanço da produção cientifica e tecnológica no nosso país”, disse.

Marina ressaltou ainda que a ciência é a base do conhecimento que transforma para melhor a vida das pessoas para proteger a natureza e criar um círculo virtuoso de prosperidade.

Amazônia

Luciana afirmou que a pasta dará prioridade a estruturação de um programa integrado de desenvolvimento da Amazônia, com foco na biotecnologia e na exploração sustentável da biodiversidade da região.

Engenheira Eletricista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a ministra foi secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, prefeita de Olinda, deputada federal e vice-governadora de Pernambuco, além de presidenta nacional do PCdoB.

Na Câmara dos Deputados, foi titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), onde teve atuação destacada.