Marina Duarte | Foto: reprodução/Instagram

A presidente da Unegro-BA, Marina Duarte, foi eleita, por unanimidade, nesta quarta-feira (22), vice-presidenta do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). Essa foi a primeira reunião dos titulares e suplentes do Conselho, que também contou com a participação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que também preside o fórum.

“O nosso conselho de promoção da igualdade racial foi devastado, o Ministério da igualdade racial foi devastado, e agora estamos retomando desse conselho. Portanto, minha expectativa é contribuir com a promoção da igualdade racial, com a luta antirracista, com a luta dos povos quilombolas, povos originários, povo cigano, das comunidades tradicionais de matriz africana, comunidade Lgbtqiapn+, a juventude negra e todas essas comunidades que compõem o Conselho”, disse Marina.

Ainda de acordo com a vice-presidente, o trabalho deverá ser feito de maneira coletiva. “Vamos avançar nas propostas de política pública, vamos criar uma agenda, até o final do ano, para poder fazer essa articulação dessas conversas. Enfim, a palavra certa é reconstituição. Reconstituição das políticas públicas de promoção da igualdade racial, reconstituição dessa conversa, desse diálogo da sociedade civil com o governo federal”, finaliza.

O CNPI tem, por finalidade, propor diretrizes de ação, em âmbito nacional, políticas de promoção da igualdade étnico-racial, com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos da população brasileira, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial e religiosa, e reduzir as desigualdades raciais, inclusive no aspecto econômico-financeiro, social, político, cultural, de modo a ampliar o processo de controle social sobre as referidas políticas.

__
Fonte: PCdoB-BA

(BL)