A deputada federal Professora Marcivânia Flexa (PCdoB-AP) publicou um vídeo em suas redes sociais nesta quarta-feira (23), falando sobre a importância da MP 1010/2020, que isenta o pagamento da conta de luz no período de 26 de outubro a 24 de novembro para os consumidores atingidos pelo apagão no estado do Amapá.

Porém, o substitutivo do deputado Acácio Favacho (Pros-AP), que inclui um desconto de 50% na fatura de energia referente aos 30 dias posteriores (25 de novembro a 24 de dezembro) à isenção original, não foi votado devido a obstrução do Novo e à intenção de alguns partidos de votar o texto original.

Segundo Marcivânia, a “MP repara pontualmente o sofrimento do estado do estado do Amapá por 21 dias do apagão em novembro (…)”.

Veja a íntegra da publicação:

Somos a favor da isenção da conta de luz no Amapá!

Ontem defendemos MP que isenta o pagamento da conta de luz no estado neste período.
Esta é uma medida para minimizar os danos causados pelo apagão e estamos lutando pela aprovação dela no congresso.

Infelizmente, por conta de um destaque do Partido Novo, a medida ainda não foi aprovada, entretanto eu e a toda a bancada do Amapá, continuaremos defendo que o povo amapaense tenha esse direito garantido, diante a reparação mínima de danos que foi causada por irresponsabilidade de empresas privadas causando o apagão em 13 dos 16 municípios do nosso Estado.

Peço que a população esteja atenta e se mobilize para a aprovação rápida porque se trata de uma medida muito necessária e coerente depois de tudo o que aconteceu.
Não podemos permitir ainda mais prejuízos aos amapaenses.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Histórico

No dia 3 de novembro, a explosão em um transformador de uma subestação de energia em Macapá deixou 13 das 16 cidades do estado sem energia por dois dias seguidos e em rodízio de fornecimento por mais 22 dias. Dos dois transformadores adicionais, um foi avariado e outro, que seria reserva, estava fora de operação por defeito.