Deputado em segundo mandato, Márcio Jerry (PCdoB-MA) é o novo líder da bancada do PCdoB na Câmara Federal. É a primeira vez que o parlamentar ocupa essa função.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pela correligionária Jandira Feghali, que conduziu a liderança em 2023. Em seu discurso no Plenário da Casa, ela destacou a capacidade política de Jerry para comandar as lutas em defesa dos interesses do povo brasileiro.

“É com muito orgulho e muita honra que registro a passagem da liderança da bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados para nosso camarada Márcio Jerry, grande quadro político no Maranhão, que vai representar com muita coragem as posições políticas do nosso partido no Parlamento brasileiro”, disse Jandira Feghali.

Jerry agradeceu a confiança da bancada e da direção do partido, reafirmando o compromisso com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele mostrou disposição em participar ativamente dos embates em favor de propostas que melhorem o Brasil e a vida dos brasileiros.

“É mais um desafio importante, uma imensa responsabilidade, já que se trata de liderar uma bancada que é por todos reconhecida como de grande qualidade. Como se diz por todos os cantos da Câmara, é uma bancada pequena, mas que se agiganta por ser aguerrida, competente e por ter muito respeito dos pares. Estamos juntos nesta luta para ajudar o presidente Lula a reconstruir o Brasil”, afirmou o novo líder.

Jandira anuncia nome de Jerry no Plenário. Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Conheça a trajetória do novo líder

Em sua carreira profissional e política, Márcio Jerry acumulou experiência na luta em defesa dos trabalhadores por direitos, justiça, igualdade, sendo um importante reforço à bancada comunista no Parlamento.

• Reeleito para o segundo mandato em 2022, Márcio Jerry atuou como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência no ano passado;
  • Ex-secretário de Comunicação e Assuntos Políticos do Maranhão durante os primeiros quatros anos de governo de Flávio Dino;
  • Presidente do PCdoB-MA e membro da direção nacional do Partido;
  • Ex-secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Governo do Maranhão;
  • É graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e mais tarde chegou a fazer parte do corpo docente da instituição ministrando aulas de jornalismo;
  • Integrou a direção nacional da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA);
  • Atuou como secretário de Comunicação das prefeituras de Imperatriz e de São Luís;
  • Na Câmara dos Deputados, assumiu no primeiro mandato o posto de vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI);
  •  Foi membro titular de outras oito Comissões e suplente em outras quatro, atualmente preside a Frente Parlamentar Mista Pelo Fortalecimento do Sistema Único de Saúde, a Frente SUS, coordena a bancada do Maranhão na Câmara dos Deputados,  além de ter integrado outros colegiados que debatem os mais diferentes temas de interesse da sociedade na Casa.