O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) usou seu espaço na sessão virtual da Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira (16) para reforçar a importância que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem desempenhado no atual contexto da crise sanitária que assola o Brasil.

Por Nathália Bignon

“Vivemos uma grande tragédia em nosso país, resultado da pandemia do novo coronavírus. Essa tragédia seria imensamente maior, não fosse hoje o funcionamento eficaz, em todo o território brasileiro, do Sistema Único de Saúde. Por essa razão, é fundamental que trabalhemos no fortalecimento do Sistema, buscando o seu financiamento sustentável e a sua universalização com qualidade. É um debate fundamental que o Brasil precisa fazer para que possamos sair desta pandemia com o SUS profundamente fortalecido”, defendeu o parlamentar.

Junto com o senador Weverton Rocha (PDT-MA), Márcio Jerry é autor do pedido de criação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento do SUS, a Frente Pro-SUS. A partir dos postos de liderança que ambos ocupam nas Casas Legislativas, os dois pretendem, a partir do colegiado, assegurar a estruturação de uma política pública de saúde de qualidade no Brasil.

Nesta quinta-feira (16), o país chegou à marca das 75.697 mortos por Covid-19 e dos 1.978.236 infectados. Segundo país do mundo em número de óbitos, os especialistas são unânimes em apontar que a tragédia nacional seria ainda maior sem a participação de especialistas e médicos do SUS, responsável pelo atendimento de 80% da população brasileira, o que equivale a quase 170 milhões de pessoas.