Governador do Maranhão, Flávio Dino | Foto: divulgação

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), comemorou nas redes sociais o desempenho das escolas do seu estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)/2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na terça-feira (15).

“Estamos no caminho certo. Mantivemos a rede estadual do Maranhão como a terceira melhor da região Nordeste, atrás apenas de Pernambuco e Ceará, que já vêm há décadas investindo corretamente na educação pública”, destacou.

O governador, em vídeo, assinalou que é preciso “continuar essa trajetória de investimentos” na educação maranhense. “Com o Programa Escola Digna, Programa mais Ideb, o Pacto Estadual de Aprendizagem, abrangendo, em regime de colaboração, inclusive, as redes municipais. Porque juntos teremos resultados ainda melhores”, prosseguiu.

O MEC divulgou os resultados do Ideb – o principal indicador de qualidade da educação no país – mostrando que, no ensino médio, o Brasil não atingiu a meta estipulada. Apesar disso, houve melhora em relação à edição anterior do Ideb, de 2017. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb nacional, mais uma vez, ultrapassou a meta. Mas, nos anos finais, ficou com desempenho abaixo do esperado.

Para mostrar a evolução do ensino no Maranhão, o governador comparou com os índices dos períodos anteriores ao seu governo. “Há alguns anos o Ideb da rede estadual do Maranhão figurava entre os piores do Brasil. Quando eu assumi o governo, o Ideb era 2,8. Hoje nós temos 3,7 e vamos continuar crescendo”, avaliou.

Empolgado com o resultado, Flávio Dino cumprimentou as escolas “que tiveram desempenho extraordinário”. “Nas 100 melhores escolas do Maranhão tivemos como menor nota 4,2. Tivemos escolas com nota 6,2”, relatou.

Ele ainda disse que está “analisando número por número das escolas estaduais, uma a uma”. “Aquelas 100 melhores, aquelas que tiveram mais dificuldades, as que mais evoluíram, aquelas das quais temos que investir mais para que, com planejamento, consigamos continuar a aprimorar este que é o principal investimento social de quem acredita no desenvolvimento. De quem acredita na justiça social, que é acreditar na educação”, acrescentou.

“Eu acredito e graças a Deus os frutos estão aparecendo, para que possamos continuar, perseverar, nessa estrada que é a estrada do verdadeiro progresso para nossa juventude, para nossa sociedade. Parabéns à educação do Maranhão”.

O governador destacou “a importância, o acerto, de mantermos na nossa rede estadual várias formas de estruturação de nossas escolas, uma vez que tivemos, entre as cem melhores escolas públicas estaduais do Maranhão, as escolas militares, os Iemas (Instituto Estadual do Maranhão), as escolas de tempo integral, as escolas que funcionam em moldes tradicionais. Mostrando que esse cardápio variado é virtuoso”.

Dino agradeceu e parabenizou o estudantes “razão de ser do serviço educacional que o governo do Maranhão presta”. Além dos “nossos trabalhadores e trabalhadoras da educação, nossos educadores. Enalteço o papel das UREs (Unidades Regionais de Educação), dos gestores escolares, da nossa equipe da Seduc (Secretaria de Educação), liderada pelo nosso secretário Felipe Camarão”