Além de liderar o crescimento na região Nordeste em 2018, a economia do Maranhão também vem crescendo acima da média nacional. É o que mostra o estudo Sistema de Contas Regionais, divulgado pelo IBGE na sexta-feira (13).

O PIB maranhense subiu 2,9% em 2018. Foi o maior crescimento do Nordeste. E acima também da média nacional, que aumentou 1,8%.

É o segundo ano seguido que o Maranhão tem destaque. Em 2017, o PIB do Maranhão teve crescimento de 5,3%, quatro vezes maior que a média nacional, também de acordo com o IBGE.

Os números de 2019 sobre os Estados só serão divulgados no ano que vem.

Razões para o crescimento

De acordo com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o Estado teve crescimento do PIB em 2018 por causa do “bom desempenho do setor secundário e terciário maranhense, com destaque para as atividades de metalurgia e comércio, respectivamente. Como resultado, o estado registrou o oitavo maior crescimento do país e o maior da região Nordeste”.

“Vale destacar, ainda, investimentos na área de alimentos, com o surgimento de um grande empreendimento da área de abatedouro de frango, fruto do programa do governo, intitulado Mais Avicultura”, acrescenta o relatório do Imesc.

E mais: “O bom desempenho do setor terciário pode ser explicado, inicialmente, pelo dinamismo na atividade de Comércio, que registrou um aumento de 34 mil empregos formais, em paralelo a uma paulatina redução na inadimplência e recomposição do crédito ao consumo”.

 

(PL)