A candidata do PCdoB à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila, votou na manhã deste domingo (15) e declarou, ao jornal Correio do Povo que “nossos adversários são os problemas da cidade. Não escolhemos contra quem vamos lutar, escolhemos o que queremos enfrentar: a fome, o desemprego, a miséria, crianças sem creche, mulheres vítimas de violência, falta de segurança e falta de esperança nos corações das pessoas.”

Conforme informações do jornal Zero Hora, Manuela disse ainda que “Não interessa contra quem nós vamos (no 2º turno), nós sabemos contra o que nós lutamos”. Manuela foi votar acompanhada do marido, o músico Duca Leindecker, da filha Laura e do vice, Miguel Rossetto (PT). Depois de votar no colégio Santa Inês, no bairro Petrópolis, Manuela acompanhou seu vice, que votou no bairro do Bom Fim.

Pesquisa Ibope, divulgada na noite deste sábado (14), mostrou ampla vantagem para a candidata do PCdoB. Considerando apenas os votos válidos, Manuela chega a 40% — no levantamento anterior feito pelo próprio instituto, Manuela tinha 32%. O segundo colocado, Sebastião Melo (MDB), ficou com 25% e o atual prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) ficou com 17%.

No caso de um segundo turno com Melo, Manuela teria 42% contra 40%. Contra Marchezan, Manuela obtém vantagem ainda maior: 44% a 33%.  A pesquisa foi realizada com 805 eleitores entre 12 e 14/11, com índice de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa foi  registrada sob o número RS-02998/2020.

 

Por Priscila Lobregatte

Com informações do Correio do Povo, Zero Hora e G1