A representante do PCdoB na chapa Lula-Haddad, Manuela d’Ávila, acompanhou Fernando Haddad, vice na chapa de Lula, em agenda nas portas de fábricas da região do ABC, em São Paulo, nesta quarta-feira (5).

Ao discursar para trabalhadores, Manuela comentou a decisão do Ibope que, apesar de registrar pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral em 29 de agosto que deveria ser divulgada nesta terça (3), decidiu não divulgar os números das intenções de voto.

“Eles falaram mal do cara. O que aconteceu? Cresceu na pesquisa. Eles processaram o cara. O que aconteceu? Cresceu na pesquisa. Eles condenaram o Lula. O que aconteceu? Cresceu na pesquisa. Eles prenderam o Lula. O que aconteceu? Cresceu na pesquisa. E agora o que fizeram, tiraram a pesquisa porque ele iria ganhar no primeiro turno”, afirmou Manuela aos metalúrgicos do ABC.

Segundo ela, a manobra é para “esconder do povo” a única campanha que está na rua. “Só tem a nossa campanha na rua. Vocês já viram como a campanha na TV dos outros? Eles aparecem tomando cafezinho que eles montam porque tem medo de sair na rua. Porque vão ter que explicar a reforma trabalhista que tira direitos do trabalhador. Vão ter que explicar as terceirizações que acaba com o trabalho valorizado”, enfatizou Manuela, lembrando que a agenda de reformas de Michel Temer é a mesma do tucano Geraldo Alckmin e de outros candidatos da direita.

Manuela disse que, diferentemente dos adversários, a campanha da coligação está na rua, mas a grande mídia esconde, assim como faz agora com o resultado da pesquisa.

“A gente que vem aqui conversar com vocês, faz caminhada com 10, 20 mil pessoas no Brasil todo, eles não mostram. Por quê? Porque não querem que o povo saiba que a gente vai ganhar a eleição”, enfatizou.

E acrescenta: “Vocês precisam nos ajudar a romper esse bloqueio, pois tudo está acontecendo porque sabem que o Lula vai ganhar a eleição. Essa nossa ideia de Brasil vai ganhar a eleição”.

“O nosso desejo do Brasil ser feliz de novo precisa de vocês. A gente precisa que vocês sejam os nossos parceiros nesses próximos 32 dias”, conclamou a deputada gaúcha que abriu mão da sua candidatura à Presidência da República em nome da unidade do campo progressista.

“Prisão de Lula é prisão do Brasil”

Em caminhada no centro de Santo André (SP) na manhã desta quarta-feira (5), Manuela d’Ávila, afirmou que a prisão política do ex-presidente Lula é a prisão do Brasil.

Em seu discurso para os trabalhadores do local, Manuela destacou que Lula governou para o povo brasileiro, aumentando o salário mínimo e garantindo que os filhos dos pobres tivessem o direito de ingressar na universidade.

E continuou: “Lula está preso porque sonhou em dizer que o Brasil pode ter orgulho de vestir verde e amarelo, e que nós não precisamos andar de joelhos para os outros países do mundo. Ele está preso porque disse que a mulher tinha direito de ter a chave de casa, no Minha Casa, Minha Vida”.

A comunista destacou que mesmo preso e condenado sem provas, o ex-presidente continua crescendo nas pesquisas porque tem a força do povo brasileiro. “O povo diz: está piorando o Brasil, mas nós sabemos que tem gente que sabe o caminho certo. Não é promessa, é um caminho que já percorremos”, pontuou.

“Vamos lutar até o último dia para que Lula esteja nas urnas. O Lula vai estar nas urnas eles queiram ou não. Porque Lula é Haddad e Manuela. Lula é o nosso sonho de um Brasil justo. Eles não vão tirar o nosso sonho das urnas. O povo vai depositar o sonho nas urnas porque sabem que é com Lula, Haddad e Manuela. Esse é o voto que pode desenvolver o Brasil”, ressaltou.

Manuela estava acompanhada de Luiz Turco (PT), candidato à reeleição para deputado estadual, Vanderlei Siraque (PCdoB), que tenta uma vaga para deputado estadual, e Antônio Leite (PT), que está concorrendo a uma cadeira para deputado federal.

Matéria atualizada às 15h30