A jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila também está empenhada na luta contra a PEC dos Precatórios, que será votada em segundo turno na Câmara nesta terça-feira (9), após ter sido aprovada com placar apertado na semana passada. Pelas redes sociais, ela destacou o “calote bilionário” que será viabilizado caso a proposta do governo Bolsonaro seja aprovada no Congresso. 

“Hoje é um dia decisivo para o Brasil. Nossos deputados estarão na Câmara lutando pela derrubada da PEC do Calote que vai liberar bilhões de reais para Bolsonaro comprar deputados em ano de eleição. Não podemos permitir esse calote em nosso povo!”, declarou Manuela. 

Manuela colocou ainda que “precisamos de parlamentares comprometidos com o povo, não fechados com Bolsonaro. Hoje, a luta deve ser pela derrubada da PEC dos Precatórios, que promove um calote bilionário nos estados, municípios e professores”.

A aprovação da PEC ocorreu na última quinta-feira (4), por 312 votos, em meio a uma série de manobras regimentais que foram questionadas junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) por parlamentares em três ações diferentes. Dentre os questionamentos levantados estava o voto remoto de deputados que estavam foram do Brasil.

Nesta segunda-feira (8), a ministra Rosa Weber, do STF, rejeitou as três ações por entender que o assunto é tema de ordem interna da Câmara.

A aprovação é prioridade para Bolsonaro porque permitirá que o governo tenha à disposição, para uso em ano eleitoral, cerca de R$ 90 bilhões resultantes de calote no pagamento dos precatórios determinados pela Justiça. 

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências