A jornalista e ex-deputada do PCdoB Manuela d’Ávila se manifestou, pelas redes sociais nesta terça-feira (2), Dia de Finados, em solidariedade aos brasileiros que perderam familiares e amigos para a Covid-19 e lembrou a responsabilidade de Bolsonaro e seu governo pelo alto número de mortes pela pandemia. Até o momento, foram mais de 608 mil vítimas no país.

“Quantas vidas, sonhos, amores e amigos a pandemia nos tirou? Neste Dia de Finados, toda minha solidariedade aos milhares de brasileiros que estão em luto por seus entes queridos e reforçar que seguiremos na luta para que o genocida e seus aliados sejam responsabilizados”, disse Manuela.

Manuela também fez referência ao levantamento da Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos, sobre o número global de mortes por Covid-19, divulgados nesta segunda-feira (1º), mostrando a alta incidência de casos fatais no Brasil.

“Após um ano e dez meses de pandemia, o mundo bate a triste marca de cinco milhões de mortos por Covid-19”, destacou. Destes, apontou, “12% são brasileiros, embora o Brasil tenha apenas 2,68% da população mundial. Essa é a marca de um governo genocida”.

O Brasil é o segundo em número de óbitos pela doença; em primeiro lugar estão os EUA, com 745 mil. O terceiro país é a Índia, com 458 mil. O primeiro caso da doença no mundo foi relatado no final de 2019, na China. No Brasil, a doença foi diagnosticada pela primeira vez em 26 de fevereiro de 2020 e, até o momento, foram identificados mais de 21 milhões de casos.

 

Por Priscila Lobregatte