A vice-presidenta do PCdoB Manuela d’Ávila comentou, em suas redes sociais nesta quarta-feira (2), estudo do Banco Mundial que mostra a desigualdade de gênero especialmente na América Latina e Caribe.

“As mulheres da América Latina e do Caribe têm 20% menos direitos legais do que os concedidos aos homens, segundo estudo do Banco Mundial. Uma das medidas a serem melhoradas é no campo da aposentadoria, em que 14 dos 32 países avaliados não incluem no cálculo do benefício os períodos de afastamento do trabalho devido a licenças para cuidado infantil”, postou Manuela.

O levantamento, intitulado “Mulheres, Empresas e o Direito 2022”, que abrange dados de 190 países, os mais bem classificados da região em termos de leis de igualdade de gênero são Peru (95,0) e Paraguai (94,4), e os piores, Haiti (61,3) e Dominica (62,5).

O Brasil obteve pontuação 85 de 100, ficando atrás de 11 países. Se considerado em nível mundial, são 60 à frente do Brasil, o que demonstra a necessidade de o país investir em políticas públicas que busquem a igualdade entre mulheres e homens especialmente no campo legal.


Por Priscila Lobregatte
Com agências