A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila, concedeu entrevista ao portal T1 Notícias (Tocantins), após o lançamento do manifesto da sua pré-candidatura, em São Paulo, nesta última segunda-feira (16). Manuela ressaltou que defende um novo projeto nacional de desenvolvimento que permita que o Brasil se realize plenamente como nação independente.

Durante o bate-papo, Manuela confirmou que planeja percorrer todo o Brasil e irá ao Norte e Nordeste nos próximos meses. “Quero percorrer todo o Brasil apresentando as nossas ideias. Já fui a 12 Estados. Temos, inclusive, uma vaquinha virtual para ajudar a viabilizar as viagens”, explicou.

Confira a íntegra da entrevista:

Num movimento amplo que reuniu forças de esquerda no Teatro Oficina, em São Paulo, a gaúcha que já foi deputada federal recebeu lideranças do PT, PSOL e a filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian, com expressões de apoio à candidatura do PC do B à presidência da República. Do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, ao deputado federal Jean Willys, seu ex-colega de Câmara dos Deputados e amigo pessoal, Manu – como é conhecida nas redes – foram diversos depoimentos marcantes, contra o processo judicial conduzido pelo juiz Sérgio Moro.

Em entrevista ao T1 Noticias, Manuela D’Ávila comentou o descrédito da classe política e a necessidade de participação popular para que haja uma mudança no modelo que está colocado hoje. “Defendemos a valorização da política. Como alguém já disse, quem não gosta de fazer política está condenado a ser governado por quem gosta. Mas, para que as pessoas voltem a considerar a política como uma atividade positiva é preciso enfrentar a corrupção e governar com transparência”, defende.

Como uma da forma de combater privilégios, tão criticados atualmente – os concedidos a políticos em geral, no executivo e legislativo, mas também ao judiciário – ManuelaD’Ávila define sua proposta de ter um governo “com paredes de vidro: vamos instituir mecanismos que garantam transparência total das atividades governativas”.

Enfrentando o preconceito contra os comunistas

Em tempos sombrios, de muito discuto de ódio contra as diferenças, especialmente nas redes sociais, a pré-candidata do PC do B entende que é preciso enfrentar esta discussão. “O meu partido sofre preconceito, claro. Mas, ao mesmo tempo é um trunfo da campanha. Temos 96 anos, somos o partido mais antigo do Brasil e podemos oferecer ao povo uma bandeira sobre a qual não há uma só mancha. Ninguém defendeu tanto o povo brasileiro e seus interesses como os comunistas”, relembra ela.

Um projeto que prega a retomada da indústria

Falando de economia e do desafio que é retomar o crescimento do País, a deputada defende a necessidade da retomada da industrialização. “Defendo um novo projeto nacional de desenvolvimento que permita que o Brasil se realize plenamente como nação independente. Somos um grande país, mas nossas riquezas são sugadas pelas grandes potências e corporações internacionais”, diz ela.

A crise do setor e o desmonte da indústria nacional foi abordada pela pré-candidata no discurso que fez no Teatro Usina na segunda-feira. “Sofremos um processo de recolonização, especialmente depois do golpe de 2016. Nesse nosso projeto tem um lugar especial a luta pela reindustrialização do Brasil. País sem indústria é país pobre, que não pode dar condições dignas para o seu povo”.

Candidata para valer

Questionada sobre sua candidatura e se ela se manterá independente do que venha a ocorrer com o ex-presidente Lula, nome defendido pelo PT para ir às urnas mesmo após a condenação em segunda instância, Manuela é taxativa: “nossa candidatura está posta para ir até outubro”.

Falando um pouco sobre o Tocantins e a região Norte do Brasil, última fronteira agrícola, Manu defende um projeto de País com espaço que tenha o agro num dos eixos, com foco nas exportações. “Nossa ideia de desenvolvimento nacional tem no campo uma de suas bases fundamentais, dado o país ser uma potência agrícola. Vamos investir pesado em infraestrutura, em pesquisa e em ciência e tecnologia, de modo a garantir que possamos aumentar o valor agregado de nossas exportações”.

O presidente do PCdoB-TO e pré-candidato a deputado federal, Nésio Fernandes, confirmou ao T1 Notícias que a vinda de Manuela D’Ávila ao Tocantins está no planejamento de campanha da pré-candidata. “Estamos tratando isso com a camarada Nádia Campeão, ex-vice-prefeita de São Paulo e coordenadora da campanha da Manu. O Tocantins estará sim na rota da Manu”.

Confira fotos do lançamento do manifesto da pré-candidatura de Manuela D’Ávila:

Foto Maiakovski

Foto: Maiakovski

Foto da Karla Boughoff

Foto: Karla Boughoff

Foto da Karla Boughoff

Foto: Karla Boughoff

Foto da Karla Boughoff

Foto: Karla Boughoff

Foto da Karla Boughoff

Foto: Karla Boughoff

Foto Karla Boughoff

Foto: Karla Boughoff

Foto Karla Boughoff

Foto: Karla Boughoff

Foto Barbara Marreiros

Foto: Barbara Marreiros

Foto Karla Boughoff

Foto: Karla Bough0ff