Cumprindo agenda como pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila participou na manhã desta sexta-feira (20), do Seminário “Desafios para uma Amazônia Sustentável”, em Manaus. A atividade aconteceu no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ao lado de Manuela, também foram palestrantes, a senadora Vanessa Grazziotin; o reitor da Ufam, Sylvio Puga; o diretor do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) e presidente do PCdoB no Amazonas, Eron Bezerra; o professor e diretor geral do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, Durbens Martins e o diretor geral do Museu da Amazônia, Ênio Candotti.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

“Ela é de luta, para presidente eu vou votar na Manuela!”, cantava o público, enquanto Manuela se preparava para fazer seu pronunciamento.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado e área internaManuela destacou que a Fundação Maurício Grabois realizou esse seminário para que ela pudesse ouvir mais sobre o tema e colher contribuições para a síntese do seu programa de governo.

A pré-candidata contextualizou o atual momento que o Brasil atravessa, sob o comando de um governo ilegítimo, que tem um projeto central antinacional e antidemocrático.

“Um governo que não tem a soberania e o desenvolvimento da Nação como um dos seus elementos centrais, um governo que não investe em infraestrutura – nos dois sentidos da infraestrutura, das obras e na humana”, explicou. Na visão da pré-candidata, todos esses fatores têm relação profunda com o desenvolvimento dessa região. Ela explica que o governo de Michel Temer corta a perspectiva de investimentos em políticas sociais, e elas são estruturantes para as garantias de vida das pessoas que vivem nas regiões mais empobrecidas do país.

Para Manuela, o debate sobre a Amazônia sustentável só se dará com a construção de um projeto que seja absolutamente comprometido com o Brasil. “Um projeto nacional de desenvolvimento radicalmente democrático”, frisou.

A senadora Vanessa Grazziotin, também falou brevemente e destacou que a melhor contribuição que pode dar ao tema, é traze-lo a realidade do Brasil no Congresso Nacional. “Estamos no Congresso diariamente votando projetos e o orçamento da União”.

O presidente do PCdoB no Amazonas, Eron Bezerra, agradeceu a presença de Manuela D’Ávila no seminário e ressaltou o interesse da pré-candidata em procurar se inteirar das questões amazônicas.

“Alguém que queira ser levado a sério como candidato a Presidência da República, não pode prescindir de dominar o tema das questões amazônicas. Afinal de conta estamos falando simplesmente de 65% do território nacional”.

Eron Bezerra também é professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.

Pela manhã, Manuela D’Ávila concedeu uma entrevista coletiva à imprensa local de Manaus.