Em agenda pelo Nordeste nesta sexta-feira (24) em São Luís, no Maranhão, a representante do PCdoB na chapa Lula-Haddad, Manuela d’Ávila participa, no fim da tarde do ato Lula Presidente, ao lado do candidato a vice na coligação, Fernando Haddad (PT) e do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). O evento deve reunir a militância política e simpatizantes da campanha, na praça Nauro Machado, em Praia Grande.

Segundo Manuela, o Maranhão é um bom exemplo para o povo brasileiro buscar informações e compartilhar sobre como é possível governar de forma diferente, mesmo diante da crise que atingiu o conjunto dos estados brasileiros. “O Maranhão fez uma pauta política na contramão do governo federal”, frisou.

A comunista explicou que a agenda do governo de Flávio Dino é de enfrentamento da crise com um conjunto de investimentos públicos muito grande. “O Flávio bateu o recorde de construção de escolas públicas. Ele pega as escolas de barro e transforma em escolas de alvenaria. As crianças passam a ter escolas dignas, e isso, gera emprego, porque construir uma escola movimenta e economia e as pessoas passam a consumir mais”, explicou.

Manuela destacou que Flávio Dino também paga o maior salário para os professores da rede estadual. Um professor em início de carreira com 40 horas de jornada semanal tem uma remuneração de R$ 5.750,83.

“Paga quase o dobro do estado de São Paulo, que é o estado mais rico da federação, mas que é governador pelo PSDB. Não interessa só o estado ser rico, interessa o que a gente quer fazer com o dinheiro que o estado tem. E aqui no Maranhão, a lógica é um governo que coloca as pessoas em primeiro lugar. E tem dado certo, porque aqui tem a segunda melhor situação fiscal do país e é o segundo melhor estado para investir no Brasil. Ou seja, Flávio pegou um estado destruído por uma oligarquia que todo o Brasil conhece, e tem recuperado e construído dignidade junto com o povo do Maranhão”, ressaltou.

Casa Ninar

Na manhã desta sexta-feira (24), Manuela visitou a Casa Ninar, um centro de apoio que proporciona assistência no tratamento de crianças com problemas de neurodesenvolvimento. Ela explicou que a Casa Ninar foi instalada na antiga “Casa de Veraneio” do governo do Estado. O casarão de quase 7 mil metros quadrados que era palco de jantares e festas, hoje por iniciativa de Flávio Dino é frequentado por famílias que necessitam de ajuda médica e é um exemplo de como o Sistema Único de Saúde (SUS) pode funcionar bem.

“É lindo ver como aquele lugar, que era um espaço de festas e comemorações desse poder da oligarquia do Maranhão, pode ter sido transformado um espaço afetivo e de cuidado com as crianças e suas famílias”.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

A imagem pode conter: pessoas sentadas e atividades ao ar livre

Casa da Mulher Brasileira

Posteriormente, Manuela foi visitar a Casa da Mulher Brasileira, localizado no bairro de Jacaraty. O espaço é especializado em atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, previsto na Lei Maria da Penha.

“Uma visita de trabalho para conhecer a experiência que Flávio Dino tem desenvolvido do Maranhão”, pontuou.

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé