Sara Andrade e Cristina Ely

Em agenda pelo Nordeste, a pré-candidata à Presidência da República, Manuela d’Ávila (PCdoB), viajou de Sergipe para João Pessoa na Paraíba nesta terça-feira (24). Depois de compromissos com a pré-candidata ao Senado, Gregória Benário (PCdoB-PB), Manuela participou do debate “Eleições e saídas para crise”, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba (Sinttel), na região central de João Pessoa.

O evento contou com a participação da militância comunista e outras forças políticas. Além dos dirigente do PCdoB local, estiveram presentes no encontro, Jackson Macedo, presidente estadual do PT, e Ronaldo Barbosa, presidente municipal do PSB.

No evento, a presidenciável debateu sobre as desigualdades sociais e de gêneros no Brasil, e apontou alternativas para a saída da grave crise econômica que o país vive e que tem sofrido a população. Segundo Manuela, para acontecer um novo ciclo de desenvolvimento na Paraíba, é preciso combater as desigualdades regionais, assim como foram nos governos de Lula e Dilma.

Manuela d’Ávila aposta na saída para crise econômica brasileira e tem como meta atrair votos dos cinquenta por cento que incluem intenções de votos nulos e brancos segundo pesquisas. Defende a volta de indústria forte para o país, uma revolução tecnológica e economia disruptiva.

Além de propor programas sociais, defesa das crianças e das mulheres, valorização das polícias para garantia de segurança e diminuição da violência, maior taxação de impostos sobre as fortunas do país, e amplo debate.

A candidata disse que a Paraíba é um dos estados onde a desigualdade salarial entre homens e mulheres é das maiores do país.

Unidade é o caminho para a vitória

Ela destacou que é importante que a esquerda brasileira se una para “encerrar o ciclo do golpe, iniciado em 2016, quando a presidenta Dilma foi cassada sem justificativa”, disse.

Manuela voltou a defender a união de partidos de esquerdas. Nossa convenção é no dia 1º de agosto, a gente quer unir porque queremos ganhar. Nós vamos lutar até o último dia para gente tirar o governo das mãos deles, que estão destruindo o país”, afirmou.

Para Manuela, o partido deve oficializar seu nome como candidata na Convenção Eleitoral Nacional, no entanto, assegurou que não será nenhum empecilho, caso haja a possibilidade de união do campo das esquerdas.

“Torço e diálogo para que haja união dos partidos de esquerda e, se minha pré-candidatura for um problema, ela deixará de ser”, disse.

A pré-candidata do PCdoB, reafirmou a defesa do ex-presidente Lula ter o direito de ser candidato e ressaltou sua liderança nas pesquisas. “Ele está preso depois de ter tirado o país da miséria”, afirmou.

Assista a íntegra:

Coletiva de Imprensa

Antes do ato, a pré-candidata participou de coletiva de imprensa. “É uma satisfação poder chegar a Paraíba, voltar a João Pessoa, essa cidade tão acolhedora, esse destino extraordinário do nosso país e podendo debater um pouco de política e reflexões sobre a crise que penaliza tanto os estados”.

Manuela d’Ávila disse que é uma satisfação ter o PCdoB na Paraíba dirigido por uma mulher, a pré-candidata ao Senado, Gregória. “É emblemático diante de uma política dominada por homens tão poderosos, dominada sempre pelas mesmas pessoas, mesmas caras, mesmas famílias, ver uma mulher que constrói sua carreira política. Que ela possa representar esse estado tão extraordinário no Senado Federal que é o nosso objetivo”, disse Manuela.

Manuela reforçou a necessidade de unidade das forças progressistas e da esquerda. Confira abaixo:


Rio Grande do Norte

Manuela d’Ávila desembarcou no período da tarde para Natal, no Rio Grande do Norte, onde participa, nesta manhã, na Casa da Indústria, do debate com os presidenciáveis do Fórum da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) Caminhos do Brasil.