Em entrevista à Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (2), a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila reafirmou que a candidatura própria do PCdoB tem como objetivo apresentar saídas para a crise econômica no Brasil e não tem relação com a hipótese do ex-presidente Lula ser ou não ser candidato nas eleições de 2018.

Questionada sobre a condenação do ex-presidente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e que pode tirá-lo da disputa presidencial, Manuela respondeu que a possibilidade de Lula não figurar no pleito é antidemocrática e agravará a crise no Brasil. Segundo ela, é preciso defender a possibilidade de Lula concorrer às eleições e paralelamente apresentar saídas para o Brasil, que atravessa uma crise econômica, política e institucional.

A pré-candidata também falou sobre o estudo que está sendo feito pelas Fundações de pesquisa dos partidos de esquerda (PCdoB, PT, PSB e PDT) para a elaboração das bases de um projeto nacional de desenvolvimento. “O ideal é que estejamos unidos programaticamente e que partidos escolham as táticas que julgarem melhor. Nós sempre achamos melhor a construção de frentes”, explicou.