A coordenadora do Instituto E Se Fosse Você? e ex-deputada Manuela d’Ávila (PCdoB) publicou, na segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vídeo em que fala da luta das mulheres especialmente no contexto da pandemia.

“Sabemos que esta não é apenas uma data simbólica, para nos homenagearem, para nos entregarem presentes, mas é uma data que representa as lutas e conquistas que tivemos ao longo da história de luta das mulheres”, disse.

Manuela destacou, no entanto, que este 8 de março em particular é “ainda mais especial porque talvez nenhum outro tenha sido tão fortemente marcado pela necessidade da nossa luta e da proteção às mulheres”. E completou: “Nós, mulheres, sabemos que se de um lado milhares de brasileiros e brasileiras morrem, de outro lado, outras tantas e outros tantos são vulnerabilizados por esse governo genocida”.

Por isso, defendeu, esta data é marcada “por nossa luta pela vacinação garantida pelo SUS em todo Brasil; pelo auxílio emergencial para que as famílias mais pobres restrinjam a sua circulação e se protejam do vírus” e pela luta por políticas públicas que garantam que as mulheres que não pararam de trabalhar — como as profissionais de limpeza, caixas, atendentes, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, médicas, entre tantas outras — tenham o suporte do Estado.

Por fim, Manuela destacou que este é um “dia para que nossas energias se encontrem para celebrar a nossas vidas, afinal, estamos vivas; para celebrar as nossas vozes, afinal, eles não nos calaram; e para dizer que nós lutaremos até que a sociedade nos reconheça na plenitude de nossos direitos e da nossa potência”.

 

Confira a íntegra do vídeo

 

Por Priscila Lobregatte