No início da noite desta segunda-feira (16), a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila, lança o manifesto da sua pré-candidatura intitulado “Liberdade para o Brasil, para Lula, para os brasileiros e as brasileiras”. O evento acontece no Teatro Oficina, em São Paulo, às 18h30 e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do PCdoB e da Manuela D’Ávila.

A cantora paulistana Ana Cañas fará a abertura do evento, com a música Bêbado Equilibrista, um dos maiores clássicos da parceria João Bosco e Aldir Blanc, que faz menção ao período ditatorial no Brasil.

Um dos momentos marcantes do ato será uma homenagem ao ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba e será representado por sua filha Lurian Cordeiro Lula da Silva.

Na programação política inclui a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); o deputado federal Jean Wyllis (Psol); o diplomata e ex-ministro Celso Amorim (PT); a presidenta nacional do Partido, deputada Luciana Santos (PE) e a senadora (AM) Vanessa Grazziotin. A maioria da bancada comunista confirmou presença, entre eles, deputados Orlando Silva (SP) e Jandira Feghali (RJ).

Personalidades artísticas como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil participam do evento através de vídeos-mensagens. Outros artistas que mandaram mensagens de apoio foram Beth Carvalho, Wagner Moura e Fernanda Takai, Tássia Camargo, Clarissa Muller e Jorge Furtado.

Economistas e intelectuais como Márcia Tiburi, Leonardo Boff, Pedro Abramovay, Paulo Nogueira Batista, Teresa Cristina e Inez Viana também mandaram mensagens de saudação.

A programação cultural conta ainda com apresentação da cantora e deputada estadual pelo PCdoB de São Paulo, Leci Brandão.

Manifesto

Na ocasião, será distribuído uma carta-compromisso da pré-candidatura que trata da necessidade de um novo projeto de desenvolvimento soberano para o país, a defesa da democracia e das liberdades individuais. Seu conteúdo inclui temas como a reindustrialização do Brasil, retomada do crescimento e do desenvolvimento nacional, direitos das mulheres, valorização do trabalhador, progresso social, transparência e plebiscito revogatório das reformas aprovas pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

Além do manifesto, uma plataforma virtual de participação coletiva do projeto da candidatura denominado “Ocupa” e o sistema de arrecadação financeira virtual, a “vaquinha” para colaborar com o PCdoB a levar a pré-candidata para suas viagens de campanha.

Militância acompanhará nos estados

A militância comunista, amigos e simpatizantes irão se reunir em vários locais do Brasil para acompanhar, ao vivo, a transmissão do lançamento do manifesto. Alguns estados estão mobilizando e divulgaram os locais de acompanhamento da cobertura.

Em Alagoas, Maceió, o encontro acontecerá no Hotel Verde Mar, durante o ato de boas-vindas aos novos filiados à legenda. Em Minas, Belo Horizonte, acontece no Sindicato dos Jornalistas. No Ceará, na sede do PCdoB em Maracanaú; em São Benedito na Câmara Municipal; no Sindicato dos Servidores Municipais em Sobral e em Limoeiro do Norte. Já em Manaus, os militantes vão acompanhar a cobertura do evento direto da sede do PCdoB. Na Paraíba, João Pessoa, na Associação Nacional pela Inclusão Digital; em Campina Grande e na cidade de Patos. No Rio de Janeiro, o evento acontece na sede do PCdoB (Praça Tiradentes, 10, 26º andar – Centro, Rio de Janeiro).