A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila lamentou em suas redes sociais a queda de 18% dos inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em relação a 2017. “Que notícia triste”, frisou.

De acordo com um balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o número de inscritos confirmados para o Enem 2018 foi de 5,5 milhões. O menor número dos últimos sete anos. No ano passado, 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame.

A região Sudeste concentra a maioria das inscrições, com 37%, depois vem o Nordeste com 33%. Sul e Norte, tem 11% cada, e o Centro Oeste com 8%.

As medidas do governo de Michel Temer (MDB) vêm contribuindo com o sucateamento da educação pública brasileira. Reflexo desse cenário é a Emenda Constitucional 95 – que congela os gastos públicos por 20 anos – e a reforma do Ensino Médio, que precariza à docência e o currículo escolar com a retirada ou redução de várias disciplinas.

Para Manuela, parte da juventude não consegue mais imaginar e sonhar com o seu futuro. “Precisamos nos rebelar contra isso”.