A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila, repudiou o governo de Michel Temer (MDB) por cortar bolsas de estudos de indígenas e quilombolas das universidades federais. “O governo Temer destrói sonhos e perspectivas da juventude”, afirmou Manuela.

O governo federal cortou bolsas do Programa Bolsa-Permanência (PBP), uma ajuda mensal de 900 reais para alimentação, moradia e material escolar. O recurso é pago diretamente ao estudante por meio de um cartão-benefício. O corte prejudica 2,5 mil estudantes de universidades federais.

Em publicação nas suas redes sociais, Manuela d’Ávila destacou que os universitários não recebem o auxílio desde março. “É inadmissível que indígenas e quilombolas universitários continuem com suas bolsas de estudos cortadas pelo governo Temer, correndo riscos de abandonas os estudos”.

O programa foi criado em 2013, no governo de Dilma Rousseff, com a finalidade de viabilizar a permanência, no curso de graduação presencial, de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.