Pesquisa do Instituto Paraná, realizada com eleitores do Rio Grande do Sul e divulgada nesta quarta-feira (13), aponta que a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila chega a ter 8,2% das intenções de voto em um dos cenários.

Em outro cenário, Manuela fica em segundo lugar na preferência do eleitorado gaúcho, atrás do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) que lidera a pesquisa. No cenário sem a citação do ex-presidente Lula, Manuela tem 7,9% das intenções de votos.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2,5%, a pré-candidata do PCdoB aparece empatada tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), que tem 9,9%, Marina Silva (Rede), com 9,9%, e Álvaro Dias (Podemos), com 7,4% que é senador do Paraná.

De acordo com a pesquisa, Manuela fica na frente de veteranos como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) – que ficou com 5,2% – e do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), com 1,6% das intenções de voto dos gaúchos.

Quando Lula aparece na pesquisa estimulada, a intenção de voto em Ciro, Marina e Manuela caem pelo menos dois pontos. Manuela, então, fica com 4,4%. Quando Lula consta na pesquisa, o número de eleitores que não votaria em nenhum candidato cai de 19,3% do primeiro cenário para 13,4% do segundo cenário. Quando não é apresentado nenhum candidato do PT, Manuela D’Ávila chega a ter 8,2% das intenções de voto.

Lula só foi apresentado na pesquisa em apenas um dos cenários, no qual atingiu 20,9% das intenções de voto. Enquanto que Bolsonaro aparece com 29,4% da preferência do eleitorado gaúcho.

O Instituto Paraná ouviu 1.540 pessoas em entrevistas pessoais em 64 municípios do Rio Grande do Sul entre os dias 6 e 11 de junho.

Cenário 1:

Jair Bolsonaro 29,4%