Neste domingo (4), em sua conta no Facebook, Manuela d’Ávila compartilhou uma matéria do Valor Econômico com a afirmação da presidenta da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanhou as eleições no Brasil, Laura Chinchilla. A representante da entidade considerou que o Brasil foi o primeiro caso de “uso maciço de fake news para manipular o voto”.

“É um fenômeno tão novo e tão recente, é a primeira vez que em uma democracia estamos observando o uso do WhatsApp para difundir maciçamente notícias falsas, como no caso do Brasil”, disse Laura em matéria publicada no dia 25 de outubro – antes das eleições no segundo turno.

Fake News atingiu nível impressionante nas eleições no Brasil

Manuela d’Ávila aproveitou o tema para comentar que é alvo de notícias falsas há muitos anos e durante todo esse tempo alertou para a necessidade de identificar os culpados e, especialmente, os financiadores de fake news.

Na sua opinião, o uso “desse mecanismo, na última eleição, atingiu um nível tão impressionante, que chamou a atenção do mundo”, disse. “Para se ter uma ideia da escala dessa fábrica de mentiras, da qual fui o principal alvo, só nos 86 links que derrubamos foram mais de 13 milhões de visualizações”, afirmou Manuela na postagem.

Em outro momento, Manuela compartilhou a pesquisa do instituto Big Data/Avaaz em sua conta no Twitter. Na matéria, o levantamento aponta que 98,21% dos eleitores de Bolsonaro entrevistados foram expostos a uma ou mais mensagens com conteúdo falso. Ainda segundo a pesquisa, 83,7% dos eleitores de Bolsonaro acreditaram na informação de que Fernando Haddad (PT) distribuiu o chamado “kit gay” para escolas infantis enquanto Ministro da Educação.

Manuela afirmou que a pesquisa comprovou o grande o impacto das notícias falsas na vida dos eleitores brasileiros. E acrescentou: “impulsionadas a partir de um financiamento duvidoso, com o objetivo de confundir a população”.

“Queremos saber: quem financiou a rede de notícias falsas que circulou na eleição?”, questionou a liderança.

Agenda

Após as eleições de outubro, como deputada estadual pelo Rio Grande do Sul e liderança política, Manuela segue sua agenda de compromissos.  Nesta terça-feira (6), ela participará de um debate em Porto Alegre. O Sarau da Liberdade que acontece no Bar Ocidente, após as 21 horas, conta com a participação de outros convidados.