O jornal O Globo publicou nesta terça-feira (29), opinião dos pré-candidatos à Presidência da República sobre a greve dos caminhoneiros que completa nove dias. A pré-candidata do PCdoB, Manuela d’Ávila disse que o seu partido sempre defendeu as manifestações dos trabalhadores, criticou a atual política de reajuste no preço dos combustíveis da Petrobras e apresentou propostas para a estatal.

Na sua avaliação, a estratégia é reativar o Plano de Investimentos da Petrobras para aumentar a produção e deixar o Brasil menos dependente da volatilidade do mercado externo.

“Minha proposta é aumentar os investimentos públicos em refinarias. No período de transição até o aumento do número de refinarias, nossa proposta é criar um Fundo de Compensação para dar sustentação em caso de volatilidade do preço do barril do petróleo”, explicou a pré-candidata.

Questionada sobre a sua posição em relação a greve dos caminhoneiros, Manuela respondeu que o PCdoB sempre defendeu as manifestações dos trabalhadores. “A pauta dos caminhoneiros autônomos é justa”, disse.

Manuela afirmou que não deixaria que a situação atingisse o ponto que atingiu porque haveria negociação prévia e mediação permanente.

O conteúdo da entrevista foi reservado apenas para assinantes.