Na noite desta segunda-feira (16), a pré-candidata do PCdoB à presidência da República, Manuela d’Ávila e a deputada estadual de São Paulo, Leci Brandão, pré-candidata à reeleição participam do debate “Mais Mulheres na Política”, na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), na capital paulista. Além da Central, a União Brasileira de Mulheres (UBM) também é organizadora do evento.

O bate-papo acontecerá ao vivo, pelas redes sociais do PCdoB e da Manuela d’Ávila, direto da sede da entidade, na Rua Cardoso de Almeida, 1843, no bairro Sumaré, São Paulo. O tema em debate visa incentivar e esclarecer os motivos que levam à baixa representatividade feminina na política.

Atualmente, o Brasil ocupa a 152ª posição no ranking de países que se destacam pela negativa participação das mulheres no parlamento. De acordo com Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB, a ideia é oferecer um espaço para que as lideranças políticas exponham propostas para a superação da desigualdade social e de gênero.

“É preciso ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder. Também compartilharemos com as candidatas as reivindicações históricas do movimento sindical para o campo dos direitos das mulheres no Brasil”, afirmou Celina.

A roda de conversa é um esforço para impulsionar a luta por igualdade de direitos e dar centralidade ao tema no debate eleitoral. Serão debatidos temas também como moradia, igualdade racial e políticas para a juventude.

“Em um país marcado pela severa opressão patriarcal, romper com a desigualdade de gênero nas esferas de poder, seja no legislativo, executivo ou judiciário, é tarefa de muitas gerações. E embora o avanço feminino seja perceptível na sociedade brasileira, ainda há muito que evoluir para se alcançar a necessária paridade de direitos”, afirma trecho de matéria publicada pelo portal CTB.

Clique Aqui para acessar o evento no Facebook.