A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila, afirmou que o dia das mães deve ser uma data de reflexão sobre como vivem as mulheres, em vídeo publicado nas suas redes sociais. Manuela contou que quer apresentar três propostas para o dia das mães ser todos os dias.

“Vou propor ao Congresso Nacional a criação de uma bolsa desemprego com o valor e tempo dobrados para mulher que for demitida após a licença maternidade até o fim do segundo ano do seu filho ou filha. Ela, também, partirá sempre do teto, tanto do benefício quanto da duração. Um exemplo: o teto atual de contribuição é de R$ 1643,72, a mulher demitida durante os dois primeiros anos depois do parto, receberá duas vezes esse valor, ou seja, R$ 3287,44 e receberá por 10 meses, ou seja, o dobro do tempo do teto de duração do benefício, que é 5 meses”, explicou Manuela.

A segunda proposta da pré-candidata do PCdoB é que o Brasil faça um extraordinário esforço em torno do tema da educação infantil. “O déficit de vagas para crianças entre 0 e 3 anos é um escândalo. O impacto disso é evidente, recai sobre as mulheres. Mulheres que abandonam os seus empregos para cuidar exclusivamente, dos seus filhos, mulheres que não conseguem estudar. As famílias com algum poder aquisitivo pagam outras mulheres, mais pobres, para cuidarem de suas crianças. A pesquisa do PNAD de 2015 apontou que das 10 milhões de crianças brasileiras menores de 4 anos, 7,7 milhões precisam de vagas em creche, pelo menos, por um dos períodos do dia”.

Segundo Manuela, a terceira proposta é fazer um Referendo Revogatório da Emenda Constitucional 95. “Como assim, como isso tem a ver com a maternidade? Isso tem a ver com quem mais necessita do Estado! Congelar os investimentos públicos por 20 anos significa não cumprir o Plano Nacional de Educação, no que diz respeito ao acesso à educação infantil, significa não ampliar o tempo obrigatório da licença maternidade de 4 para 6 meses. Ou seja, nós precisamos que o Estado invista em políticas públicas. Nós só seremos um país desenvolvido quando mulheres e homens tiverem direitos iguais”.

Manuela d’Ávila desejou um feliz dia das mães, feliz dia a todas as famílias de todos os tipos. “Temos muita luta para garantir um Brasil com igualdade para todas e para todos”.

Assista na íntegra: