A jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila celebrou, pelas redes sociais, os 84 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), comemorados nesta quarta-feira (11), Dia do Estudante. Ela ressaltou a importância da entidade e da luta da juventude brasileira contra Bolsonaro, recordou parte de sua trajetória como liderança advinda do movimento estudantil e chamou atenção para as manifestações do #11A, que ocorrem no mesmo dia em diversos pontos do país.

“Neste Dia do Estudante, a União Nacional dos Estudantes (UNE) completa 84 anos de lutas e tenho muito orgulho de dizer que participei de muitas delas. Fui vice-presidente da UNE em 2003, antes de me tornar vereadora”, declarou.

Manuela lembrou que como parlamentar, participou da construção e da defesa do Prouni e das cotas e lutou pela aprovação dos 10% do PIB para Educação. “Além disso, como deputada pude ser autora da lei do estágio e relatora do Estatuto da Juventude, que garantiram direitos essenciais para estudantes e estagiários de todo país”, disse.

A ex-deputada apontou ainda que “conseguimos avançar muito, mas o desmonte do governo Bolsonaro na educação tem sido catastrófico. Por isso, a luta não para! Hoje, os estudantes estarão mobilizados no #11A em defesa da educação. Então, fiquem de olho e ajudem na divulgação das ações deste dia que acontecem em todo país! Vida longa à UNE e fora Bolsonaro!”.

Nesta quarta-feira (11), uma série de manifestações chamadas pela UNE, União Brasileira de Estudantes (Ubes) e Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) acontecem em diversos pontos do país, pedindo vida, pão, vacina e educação, bandeira que tem sido defendida pelos movimentos estudantis em reação ao governo Bolsonaro e à grave crise sanitária, social e econômica enfrentada pela população em geral e pela juventude em particular.