Marcelo Freixo (Psol), Carlos Lupi (PDT), Gleisi Hoffmann (PT), Manuela d’Ávila e Carlos Siqueira (PSB)

Ex-deputada federal e candidata a vice-presidenta da República na chapa encabeçada por Haddad (PT) em 2018, Manuela d’Ávila (RS) foi a representante do PCdoB na comemoração dos 40 anos do Partido dos Trabalhadores. Em debate com lideranças de partidos de esquerda, no último sábado (8), a comunista reforçou que a luta social e o “esforço para libertar o Brasil” são parte central da aliança histórica do PCdoB com o PT.

“Nossa unidade, nossa relação se dá nas batalhas eleitorais, como nós que estivemos juntos ano passado, mas se dá um território muito mais importante, um território sagrado, que é a luta social. Nós lutamos socialmente juntos durante esses 40 anos do PT. Nós, PCdoB quase centenário, reconhecemos o papel do PT nos novos paradigmas da sociedade brasileira. Festejarmos o aniversário do PT é festejarmos uma parte importante da luta social do país. Sintam-se parabenizados por cada militante do PCdoB. Às vezes temos nossas rusgas, mas são menores que o esforço para libertar o Brasil”, afirmou.

Manuela defendeu, como têm feito as diversas lideranças do partido, como a presidenta Luciana Santos e o governador do Maranhão, Flávio dino, que diante da maior crise da história do capitalismo e diante dos retrocessos impostos pelo governo Bolsonaro, a união das forças progressistas é fundamental.

“Penso que temos muitas razões para estarmos unidos. Vivemos a pior crise da história do capitalismo global. Talvez vivemos um momento em que o neoliberalismo se apresenta da forma mais cruel. Precisamos nos unir diante do verdadeiro colapso ambiental que se desenha no mundo. Haja vista o que acontece na Amazônia. Nos unir porque a miséria é cada vez maior. Voltamos a ver imagens que não víamos. Lembro de quando deixei de ver criança em situação de rua. Precisamos nos unir porque vivemos em um mundo onde trabalho e educação não garantem mais futuro”.

Além de Manuela D’Ávila, participaram do evento os presidentes do PDT, Carlos Lupi; do PSB, Carlos Siqueira; e o deputado Marcelo Freixo, pelo PSOL.