A vice-presidenta nacional do PCdoB, Manuela d’Ávila, falou, pelas redes sociais nesta terça-feira (5) sobre o machismo e a violência contra a mulher e a importância de os homens também se engajarem na luta contra a situação e pela igualdade de gênero.

“Se é verdade que a luta contra a violência de gênero é uma luta de todas e todos, devemos refletir sobre a necessidade de expandir nossos debates para que mais homens possam participar e aprender. Não podemos continuar sendo o país com as maiores taxas de violência contra as mulheres, é preciso reverter esse quadro!”, declarou Manuela.

A comunista lembrou que de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada sete horas no Brasil. “Esse é o retrato de um país machista. É por isso que não é surpresa saber que as mulheres debatem mais a violência de gênero nas redes sociais do que os homens”, destacou.

Manuela também fez referência a pesquisa divulgada nesta terça-feira (5) pela Ipsos Brasil com a ONU Mulheres, que analisou 4,9 milhões de publicações feitas em 2020 no Brasil, México, Honduras, El Salvador e Guatemala. O levantamento  mostrou que só no Brasil foram 2,5 milhões de posts e 137 mil publicações de sites de notícias sobre o tema, 54% feitas por mulheres.

Por Priscila Lobregatte