Após participar do Seminário “desafios para a retomada do desenvolvimento do Brasil” organizado pela Fundação Mauricio Grabois nesta sexta-feira (23) na capital paulista, a pré-candidata do PCdoB à presidência da república, deputada estadual (RS), Manuela D’Ávila postou mensagem em suas redes sociais em que relata o seu desejo de participar de atividades de apoio e solidariedade ao ex-presidente Lula, em sua terra natal.

“Estou voltando de São Paulo para o Rio Grande do Sul para participar do ato político final da caravana de Lula pelo estado. Será mais um dos tantos atos que participaremos juntos em defesa da democracia, contra o juízo político, em defesa da livre escolha da população”, postou Manu.

Segundo a pré-candidata comunista, “dessa vez, o ato ganha também um sentido diferente”. Após inúmeros relatos de manifestações de ódio e agressões de pequena parte da população da Região Sul do Brasil, ao ex-presidente que está em agenda pelo local, Manuela disse que se sente, “como gaúcha”, “na obrigação de defender também a liberdade política, liberdade de expressão e de organização política. Já vimos no passado a perseguição à liberdade artística. Agora, de relhos na mão, com violência física, forças do atraso querem impedir o povo de receber quem quer que seja!”, pontuou.

Disse ela, “o Rio Grande do Sul não é propriedade desses homens patéticos que produziram cenas, um pouco tristes, um pouco assustadoras, um pouco ridículas. Somos a terra da participação popular, do fórum social mundial. Não somos a terra dos que, com relhos e armas em punho, querem calar quem pensa diferente.”

“Mas as imagens da violência, embora não representem nosso povo, não devem ser desprezadas. O que aquelas pessoas fizeram com militantes e quase fizeram contra Lula reflete desejos profundos de uma parcela da elite que, por baixo das luvas de pelica, tem os punhos prontos para esmagar os de baixo e seus líderes. Tivemos, na verdade, uma pequena amostra grátis da predisposição fascista de um setor relevante da nossa elite.”

E alertou, “abram aos olhos. Primeiro é com Lula e com PT. Depois é contigo. O que essa turma quer para o Brasil é ódio, violência, opressão. Nós resistiremos ao autoritarismo de todo dia”, declarou Manuela D’Ávila.