Manuela d'Ávila debatendo o futuro com jovens de Porto Alegre

A pré-candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), participou no último sábado (29) da Conferência Livre de Juventude com o tema “E se a cidade fosse nossa?”. Manuela destacou que “o sonho é ver Porto Alegre administrada para as pessoas”.

Vários movimentos de juventude participaram do encontro organizado pelo “Congresso do Povo”, na praça do Avião. Os depoimentos deixaram claro que a juventude está impactada pela ausência de políticas públicas em diversos setores. Entre problemas apontados estão a dificuldade de circular na cidade com segurança, a falta de acesso à educação, à saúde de qualidade, a ocupar os espaços públicos. O acesso à cultura foi outra demanda recorrente.

Neste cenário, a pré-candidata enfatizou que é preciso governar mudando a vida das pessoas “para melhor”: “O sonho é voltar a viver em paz nessa cidade. Com pessoas vivendo em paz, não tendo medo do filho negro ser morto. Ou sendo LGBT e andar nas ruas sem medo, por exemplo. Precisamos viver na cidade sem medo”, disse.

Nas redes sociais, Manuela compartilhou um vídeo que mostra a diversidade do encontro e questionou: “E se Porto Alegre tivesse a cara da sua juventude?”

Manuela é ex-deputada federal e foi candidata a vice-presidência da República na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT) em 2018. Ela vem construindo junto aos demais partidos de oposição à atual administração municipal, e com os cidadãos e cidadãs de Porto Alegre, uma frente ampla que decida o melhor nome para a prefeitura. Desde o ano passado, Manuela é apontada como a preferida nas pesquisas de intenção de voto. E no último dia 18 de fevereiro recebeu apoio do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Porto Alegre como pré-candidata.