A pré-candidata do PCdoB a prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila, usou suas redes sociais, nesta terça-feira (28), para pedir veto a projeto de lei que vai ampliar a circulação dos moradores da capital gaúcha em plena pandemia do novo coronavírus.

Manuela, que também já foi vereadora, assinalou que a proposta aprovada nesta segunda-feira (27) “libera praticamente todas as atividades econômicas”, num momento em que, conforme ela defendeu em consonância com autoridades de saúde, “a cautela deveria prevalecer”.

Conforme dados divulgados pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre registra 527 casos confirmados nesta terça-feira (28). São 14 óbitos confirmados em razão da covid-19.

“Quase tudo é taxado de essencial pela maioria dos vereadores de nossa cidade. É Porto Alegre na contramão do que nos diz a ciência. É Porto Alegre na contramão do mundo. Veta já!”, exigiu a pré-candidata.

Entraram na categoria de atividades essenciais, pela nova lei, estabelecimentos como bares e restaurantes, que tiveram funcionamento suspenso por decreto da prefeitura, que ainda está em vigor. O projeto seria, conforme a imprensa local, fruto de pressões de empreendedores.

Solidariedade e deveres do Estado

Por meio do Instituto E Se Fosse Você?e com a colaboração da sociedade e diante da inação do poder público, Manuela já conseguiu alcançar mais de 2 mil famílias. Foram doadas mais de 30 toneladas de alimentos, além de materiais de limpeza, como álcool em gel, máscaras de proteção e até 500 kits de chocolates para adoçar a Páscoa de famílias que precisam de ajuda em Porto Alegre.

Os produtos têm sido comprados de pequenos negócios, como forma de ajudar os empreendedores locais. Além disso, Manuela tem advogado pela liberação de crédito e outras medidas que precisam ser tomadas pelos governos, especialmente pelo governo federal, que ajudem a salvar os pequenos negócios sem prejudicar as necessárias ações para combater o coronavírus, como o estabelecimento do isolamento social.