A jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila criticou, nesta quinta-feira (26), a insensibilidade e desconexão com a vida real dos brasileiros demonstradas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, diante do anúncio do aumento na tarifa de energia elétrica.

“Paulo Guedes desconhece a realidade do país e ainda faz pouco caso do peso que o aumento na energia elétrica tem no orçamento familiar”, disse Manuela. Ela acrescentou ainda que “a conta de luz é um dos maiores motivos de negativação do nome dos brasileiros, mas o ministro não vê problema da energia ficar ‘um pouco mais cara’.

Em audiência no Senado nesta quinta-feira (26), o ministro disse que “não adianta ficar sentado chorando”. Na quarta-feira (25), durante o lançamento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, na Câmara, Guedes declarou: “Qual que é o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?”.

Guedes coleciona declarações deste naipe. Mas, incomodado com a repercussão negativa por suas falas mais recentes, reagiu dizendo que internautas e imprensa “tentam destruir” sua reputação. O ministro chegou a ser comparado com o personagem Caco Antibes, interpretado por Miguel Falabella no programa Sai de Baixo, que tinha aversão a pobres.

A comparação não é gratuita. Guedes já reclamou do Fies possibilitar a ida de filho de porteiro para a universidade e criticou o fato de que “pobres consomem tudo”, enquanto ricos “capitalizam seus recursos”. Já declarou considerar positiva a alta do dólar: “empregada doméstica indo para Disneylândia, uma festa danada. Pera aí. Vai passear ali em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita”. E também disse que já não foi a pandemia que reduziu a capacidade de atendimento do setor público, mas sim “o avanço na medicina ” e “o direito à vida’’: “Todo mundo quer viver 100 anos, 120, 130”, queixou-se.

 


Por Priscila Lobregatte
Com agências