A pré-candidata do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) à Presidência da República, Manuela D’Ávila, postou em sua conta no Twitter mensagem em solidariedade ao ex-presidente Lula que teve caso julgado nesta terça-feira (6) pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O colegiado rejeitou por 5 votos a 0, o pedido de habeas corpus preventivo com o qual a defesa de Lula pretendia para evitar sua prisão após esgotados os recursos contra sua condenação no caso do triplex.

“Lula tem o direito de concorrer, pois o juízo político é o juízo das urnas. Nós disputaremos a eleição no voto. Que o voto popular seja respeitado e a democracia seja nossa bandeira comum. #LulaLivre, publicou a pré-candidata”, publicou a pré-candidata.

Nota PT

Após a decisão o Partido dos Trabalhadores divulgou nota em que critica a decisão. “Ninguém, seja Lula ou qualquer outro cidadão brasileiro, pode ser privado da liberdade antes do trânsito em julgado na última instância”. Ainda segundo o PT, “é urgente o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar as ações que defendem o princípio constitucional da presunção de inocência.

Mesmo sendo alvo do judiciário, o ex-presidente Lula continua liderando todas as pesquisas de intenções de voto para presidente do Brasil. Segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (6) Lula segue liderando as intenções de voto, mesmo com a possibilidade de ser impedido pela Justiça Eleitoral de disputar as eleições presidenciais deste ano.

A decisão do STJ não resulta na prisão imediata de Lula, que ainda tem um último recurso na segunda instância, embora se trate de um embargo de declaração, tipo de apelação que, em tese, não permite a reforma da condenação, mas somente o esclarecimento de dúvidas na sentença.