A representante do PCdoB na chapa Lula-Haddad, Manuela d’Ávila, lamentou o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro e criticou a falta de investimentos no setor, em vídeo publicado nas suas redes sociais nesta segunda-feira (3). “Hoje é um dia muito triste para o Brasil”, lastimou.

Durante o vídeo, Manuela explicou que na noite deste domingo (2), um incêndio gigantesco e avassalador atingiu o Museu Nacional, situado na Quinta da Boa Vista (zona norte do Rio) e destruiu o seu acervo. “O museu completou 200 anos em 2018. Não sei se todos têm a dimensão exata do valor do acervo. É um incêndio de grandes proporções”

Como exemplo, Manuela citou a perda de Luzia – o fóssil mais antigo encontrado na América – que estava entre o acervo do Museu Nacional, consumido pelo fogo.

“Os grandes países do mundo viabilizam os seus museus com bastante investimento público, com a associação de amigos e com a manutenção feita a partir do público que frequenta o museu”, explicou. A comunista explicou que enquanto isso, o Brasil fez cortes sistemáticos nessa área no último período.

“A PEC do Teto dos Gatos congelou um patamar que foi um dos mais baixos da história de investimentos do Museu Nacional”, relembrou.

Assista na íntegra a fala de Manuela d’Ávila: