A ex-parlamentar e pré-candidata a prefeitura de Porto Alegre pelo PCdoB, Manuela d’Ávila, divulgou vídeo por meio de suas redes sociais em que critica fortemente a decisão do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que anunciou corte do repasse de verba a 240 creches comunitárias conveniadas à prefeitura.

“Desde o primeiro momento eu me coloquei à disposição do governador e do prefeito pra todas as medidas que julgassem que eu poderia contribuir. Eu defendi e defendo as medidas de isolamento social. E tenho feito o que está ao meu alcance: no instituto E se fosse você, coordenado por mim, já arrecadamos 21 toneladas de alimentos para que as famílias tenham dignidade durante a pandemia”, informou Manuela, que se disse surpreendida pela notícia da medida que classificou como “absurda”.

“Que contradição. As instituições não estão abertas justamente para garantir o isolamento social. O que recebem em troca? A suspensão do pagamento. Como reativaremos a rede em 20, 30, 60 dias, quando o isolamento acabar?”, questionou Manuela, lembrando que mais de 3 mil pessoas trabalham nas creches comunitárias e podem perder o emprego.

“Não podemos aceitar que brinquem com a educação infantil, com nossos trabalhadores e trabalhadoras da educação. É preciso urgentemente que a prefeitura reveja essa decisão”, pontuou.

Manuela d’Ávila também denunciou o corte das bolsas-auxílio de estagiários da prefeitura e pleiteou que a decisão seja revertida.

Assista na íntegra.