"39. Obrigada. A vida tem sido uma aventura cheia de amor", escreveu a ex-deputada (Foto: Reprodução: Instagram)

Nesta terça-feira (18), a porto-alegrense comunista Manuela D’Ávila completou 39 anos. Uma das principais lideranças do PCdoB, Manu, como é carinhosamente chamada, recebeu ontem o carinho de milhares de pessoas pelas redes sociais.

Confira abaixo matéria da revista Marie Claire, que fala um pouco sobre a celebração desse dia tão especial.

 

Ex-deputada do PCdoB e candidata à vice-presidência na chapa de Fernando Haddad (PT), Manuela d’Ávila, completa 39 anos hoje (18). A comemoração teve direito a uma bela mesa de doces em casa. “Minha mesa posta para passar o dia celebrando a vida que insiste em brotar tal qual flor no asfalto”, escreveu nas redes sociais.

Manuela tem mais de 20 anos de carreira política e é mãe de Laura, 4. Começou a vida política em 1999 na UJS (União da Juventude Socialista). Dois anos mais tarde se filiou ao PCdoB e em 2003 virou vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes). Filiada ao PCdoB, virou vereadora de Porto Alegre aos 23 anos.

Pessoas próximas compartilharam fotos e mensagens nas redes sociais.

Manuela foi eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul entre 2007 e 2011, com 271.939 votos. Em 2008 tentou pela primeira vez a prefeitura de Porto Alegre e ficou em terceiro lugar.

Se reelegeu para o cargo de deputada federal e cumpriu a candidatura entre 2011 e 2015. Em 2012 tentou se eleger novamente prefeita de Porto Alegre. Recebeu 141 mil votos e ficou em segundo lugar.

Em acordo celebrado entre PT e PCdoB, Manuela d’Ávila aceitou ser candidata à vice-presidência da República nas eleições de 2018 ao lado de Fernando Haddad.

Manuela é casada desde 2012 com o músico e escritor Duca Leindecker. A filha pequena já estreou na mídia logo cedo, aos 11 meses, quando a mãe foi fotografada amamentando durante a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, em 2016. Ela se posicionou nas redes sociais e declarou:

“O que chama atenção na foto em minha opinião? Mulheres em espaço de poder, crianças em espaços de poder, vida em espaços de poder. A política é masculina e machista, a política não tem espaço para as mulheres, a política não tem espaço para o que nos diferencia dos homens, a política não tem espaço para a ingenuidade e para a alegria das crianças, não tem espaço para a naturalidade com que conciliamos nosso trabalho e nossas lutas com nossos bebês. Levar Laura comigo tornou-se, sem que eu percebesse, uma forma de resistir a política que desumaniza.”

A filha logo mais irá comemorar o aniversário de cinco anos, em 28 de agosto, apenas 10 dias depois de Manuela.

 

(PL)