As gritantes contradições do Brasil sob Bolsonaro foram abordadas pela jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila, via redes sociais. Nesta quinta-feira (17), ela falou sobre o touro dourado colocado em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, símbolo do mercado financeiro alheio às mazelas do país, enquanto a fome agride milhões de brasileiros, muitos dos quais crianças.

“Não durou nem 24h…Não adianta tentar esconder, a marca do governo Bolsonaro é a fome”, comentou Manuela sobre foto que mostra cartazes com a palavra “fome” colados no touro como forma de protesto feito por militantes da Juventude Fogo no Pavio.

Em outra postagem, na quarta-feira (16), Manuela questionou: “Onde estão aqueles que se elegeram com discursos de que protegeriam nossas crianças? Apenas 26% das crianças de 2 a 9 anos fazem as três refeições no Brasil. O descaso com a infância em nosso país é mais um dos crimes do governo Bolsonaro”.

Os dados foram compilados pelo Jornal Hoje, da TV Globo, tendo como base dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde. De acordo com a reportagem, o índice de crianças nessa faixa etária que conseguiram ter acesso às três refeições básicas diariamente era de 28% em 2019. Em 2020, atingiu o patamar mais baixo dos últimos seis anos: 21%. E neste ano, até outubro, o índice ficou em torno de 26%.

Reportagem publicada pelo site BBC Brasil nesta quinta-feira (17) também explicita a grave situação vivida pela infância brasileira, ao trazer denúncias de professores de escolas públicas do país preocupados com a fome dos alunos. Uma educadora relatou que uma aluna desmaiou de fome em sala de aula.

A reportagem lembra que estudo da Universidade Livre de Berlim mostrou que a insegurança alimentar grave “atingia 15% dos domicílios brasileiros em dezembro de 2020. Esse percentual chegava a 20,6% nos lares com crianças e jovens de 5 a 17 anos”.

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências