A jornalista e ex-deputada do PCdoB no Rio Grande do Sul, Manuela d’Ávila, criticou, em suas redes sociais nesta segunda-feira (4), a flexibilização no comércio e estabelecimentos na cidade de Porto Alegre, anunciada pelo novo prefeito, Sebastião Melo (MDB).

As medidas foram tomadas num momento grave da pandemia na cidade e no estado. Dezembro foi o mês com o maior número de obtidos por Covid-19: 1,9 mil pessoas perderam a vida no RS. Em Porto Alegre, segundo noticiado no dia 2 de janeiro, a ocupação das UTIs está em quase 90%, com alguns hospitais já em lotação máxima. Mais de 1,8 mil pessoas morreram de coronavírus na capital gaúcha desde o início da pandemia e 78 mil casos foram confirmados.

“Notícias de Porto Alegre: parece que por aqui a pandemia acabou! Sem plano de vacinação nacional e nenhum indicativo de que fará a gestão própria da vacina, o Prefeito acabou com limite de ocupação de estabelecimentos”, disse.

Manuela também falou sobre a necessidade de a vacinação ser feita pelo SUS para toda a população, após veiculação de notícia de que associação do setor privado de saúde iria comprar imunizantes da Índia.

“Negacionismo nu e cru. Quem imagina que há “acaso” nas ações de Bolsonaro ignora que seu governo protege e trabalha para os mais ricos. Em meio à pandemia que já matou quase 200 mil brasileiros, clínicas privadas compram mais de 5 milhões de doses de vacina contra covid-19, garantindo o lucro em plena pandemia. A imunização deve ser gratuita e distribuída pelo SUS! Essa é nossa luta!”.

Por Priscila Lobregatte