A jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila, criticou o governo Bolsonaro, nesta terça-feira (18) pela grave situação da economia e pela inércia frente ao desemprego que atinge milhões de pessoas. O comentário foi feito com base em relatório e projeções nada animadoras divulgados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

“Bolsonaro e Guedes vão entregar o Brasil com 14 milhões de desempregados. O relatório, lançado pela Organização Internacional do Trabalho, mostra ainda que o nível de emprego não deve retornar tão cedo, só em 2023 ou 2024”, declarou Manuela pelas redes sociais. “É essa economia que teremos que recuperar quando derrubarmos essa dupla de destruição!”, concluiu.

Conforme dados levantados pela OIT, o Brasil fechará 2022 com cerca de 14 milhões de desempregados e apenas em 2023 ou 2024 o país retornará ao nível registrado em 2019, que já era alto — cerca de 12,4 milhões.

Outro dado que demonstra a grave piora na situação do país nos últimos anos é a taxa de pessoas no mercado de trabalho, que era de 62,2% antes da pandemia, passou para 57,3% em 2020 e gira em torno de 59% hoje. A soma entre aumento de desemprego e menor participação no mercado de trabalho sinaliza “uma situação preocupante no estado de saúde do trabalho”, conforme explicou o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, durante a apresentação do relatório ocorrida nesta segunda-feira (17).

A organização também alertou para a precarização do emprego, inclusive com prejuízos para as próprias empresas. As vagas temporárias aumentaram de 22% do total em 2020 para 37% no primeiro trimestre de 2021.

Por Priscila Lobregatte

Com agências