A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila que é também deputada estadual no Rio Grande do Sul comemorou, diretamente da Assembleia Legislativa do Estado, o adiamento da sessão que votaria matéria relativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), programa do governo federal que prevê a suspensão do pagamento da dívida do Estado com a União, a partir de concessões e contrapartidas do governo estadual. A sessão extraordinária solicitada pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) ocorreu nesta segunda-feira (29), mas foi encerrada por falta de quórum.

No vídeo, Manuela anuncia que essa semana é de mobilização na Casa Legislativa do estado na tentativa de barrar a votação do Regime. A pré-candidata esclareceu que as contrapartidas deste projeto são penosas para o Estado e para a população, pois têm como metas, as privatizações, como da energia elétrica e sequelas para o funcionalismo público, já que uma das exigências do regime é a de não conceder reajustes salariais para os servidores.

Ao lado da pré-candidata, o deputado estadual (PCdoB), Juliano Roso – foto ao lado-, explica que o adiamento da sessão foi uma vitória parcial, mas importante. “O governo vacilou e conseguimos” [o adiamento]. Para o deputado, o regime vai agravar ainda mais a dívida do Estado com a União. “A dívida é de R$ 58 bilhões e vai passar a ser uma dívida de R$ 100 bilhões”, afirmou o deputado. “Tivemos uma vitória parcial, mas temos que continuar lutando”.

“O nosso adversário é a incompetência do governo do Rio Grande do Sul que não debate sobre o acerto de contas da lei Kandir”, completou Manuela.

Assista abaixo: