A vice-presidenta do PCdoB, Manuela d’Ávila falou, pelas redes sociais nesta terça-feira (10), sobre o combate à violência política de gênero e sobre projetos de parlamentares comunistas que visam punir essa prática. “Combater a violência política de gênero é lutar pela democracia”, declarou.

“A cada 15 dias, uma mulher sofre violência política de gênero no Brasil. Os dados são do grupo de trabalho criado pela vice-Procuradoria Geral Eleitoral para combater a violência política de gênero, criado há apenas quatro meses. Isso se ignorarmos os outros tantos casos que ocorrem nas cidades e aqueles que não são notificados”.

Para Manuela, “o discurso que pede mais mulheres na política precisa avaliar se é nessa política violenta que nós queremos nossas mulheres. Como costumamos dizer, não basta apenas eleger mais mulheres, precisamos proteger nossas mulheres eleitas. E, para isso, é preciso que tenhamos respostas rápidas aos casos de violência contra mulheres que são ameaçadas, constrangidas ou impedidas de exercer seus mandatos ou direitos políticos”.

Manuela explicou que a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) protocolou uma matéria para que a violência política de gênero se torne passível de punição. “Em Porto Alegre, nossa bancada de vereadoras do PCdoB, Bruna Rodrigues e Daiana Santos, protocolaram o mesmo projeto. Esse projeto está disponível a todas as vereadoras e deputadas estaduais que quiserem ter acesso e replicar em suas cidades e estados”.

Por Priscila Lobregatte