Na pesquisa DataPoder360, divulgada nesta terça-feira (5), a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila aparece com o dobro das intenções de voto de candidatos conhecidos nacionalmente, como o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o ex-presidente Fernando Collor (PTC) e o megaempresário Flávio Rocha (PRB). Ela aparece com 2%, enquanto os demais com 1% das intensões de votos.

Manuela d’Ávila também aparece na frente de nomes que ainda nem pontuam, como do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (Psol), do presidente do Sebrae, Afif Domingos (PSD), do ex-executivo João Amoêdo (Novo) e do economista Paulo Rabello de Castro (PSC).

A pesquisa não considerou a participação do ex-presidente Lula (PT), favorito em todas os levantamentos divulgados até o momento. Em pesquisas que incluem seu nome, Lula tem liderado em todos os cenários.

Sem o ex-presidente Lula, o deputado federal (PSL-RJ) Jair Bolsonaro  aparece em primeiro lugar, com 21%, seguido do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 11%. A ex-senadora Marina Silva (Rede), aparece em terceiro lugar, com 7%. O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) estão empatados, com 6%. O senador Alvaro Dias (Podemos), pontua 5%.

Mesmo sem ser pré-candidato, a pesquisa testou o nome do ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ante expectativas de setores tucanos de que ele poderia ter resultado melhor que Alckmin, mas isso não se confirmou. Em cenários separados, os dois tucanos ficaram em empate técnico, Doria com 6 por cento e Alckmin com 6 ou 7, dependendo do cenário.

Indecisos 

O percentual somado das pessoas que dizem escolher votar em branco, nulo ou que ainda não sabem em quem votar foi de 36 a 40%. Essa porcentagem é maior do que a do primeiro colocado, Jair Bolsonaro, que varia de 21 a 25%, dependendo do cenário.

O DataPoder360 entrevistou por telefone 10.500 pessoas, cerca de 2.100 em cada uma das 5 regiões do país, de 25 a 31 de maio. O levantamento tem margem de erro de 1,8 ponto percentual, para mais ou menos, segundo o portal. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-09186/2018.