Em bate-papo pelas redes sociais nesta terça-feira (27), a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila respondeu perguntas enviadas pelos internautas sobre o tema da segurança pública no Brasil.

A crise da Segurança Pública no país é um dos temas mais preocupantes atualmente para os brasileiros. Após a intervenção federal decretada no dia 16 de fevereiro pelo presidente Michel Temer no governo do estado do Rio de Janeiro, a pauta ganhou destaque no debate eleitoral. Para Manuela, a intervenção militar no Rio é algo improvisado e não permanente.

Sobre o tema da Segurança Pública, a pré-candidata defende a criação de uma autoridade nacional,  como o Ministério de Segurança Pública, de uma inspetoria nacional de polícia para garantir que os bons policiais sejam a referência, e de uma ouvidoria policial, para que as polícias tenham legitimidade para atuar socialmente.

“Precisamos de polícias que se relacionem com as comunidades. Além disso, precisamos criar um fundo e piso para a Segurança Pública. Para vocês terem ideia, foi investido 600 milhões de reais no último período no complexo da Maré. Esse dinheiro poderia ser usado para reequipar as polícias militares e civis do estado do Rio de Janeiro”.

Segundo Manuela, as polícias precisam ter o chamado “ciclos completos”, ou seja, que as polícias tenham capacidade de agir nas ruas e investigar. “Hoje no Brasil as responsabilidades das polícias são divididas, é o único país do mundo onde isso acontece. E isto tem relação com a incapacidade de descobrir os verdadeiros criminosos do Brasil, por exemplo, no tema do tráfico a polícia se dedica ao enfrentamento do tráfico de varejo, quando na realidade deveria prender aqueles que lucram milhões de reais com isso”.

“Por último, acho que o Brasil precisa fazer o debate sobre o tema da tributação de drogas e o uso desse recurso para a conscientização do consumo e a reparação das comunidades periféricas”.

Assista o vídeo na íntegra da Manuela D’Ávila: