Papiro

Em Havana, no Palácio das Convenções, o arquiteto Manuel Marrero foi eleito, no sábado (21), pela Assembleia Nacional do Poder Popular para ocupar o cargo de primeiro-ministro, restabelecido na nova Constituição cubana, proclamada em abril.

Seu nome foi proposto pelo presidente Miguel Díaz-Canel, fundamentada pelo desempenho de Marrero como ministro do Turismo. É assim retomado o cargo de primeiro-ministro, que já tinha sido desempenhado pelo líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, de Fevereiro de 1959 até à reforma constitucional de Dezembro de 1976, quando foi eleito presidente dos conselhos de Estado e de Ministros.

Entre outras medidas, o parlamento cubano aprovou o orçamento do Estado para 2020, que assegura os serviços básicos à população e os recursos para o desenvolvimento de programas como o da construção de habitações, turismo, energias renováveis e infra-estrutura hidráulica, entre outros. O plano econômico do próximo ano será submetido a consultas aos cidadãos, com o objetivo de envolver a população no seu controle e execução.

Na sessão de encerramento da última sessão parlamentar de 2019, na presença do primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, o presidente da República destacou a capacidade de resistência do povo e governo cubanos face ao recrudescimento do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos EUA sob Trump.

A unidade, resistência, luta e emancipação são as chaves da vitória, afirmou Díaz-Canel, que felicitou o povo cubano pela sua atitude, agradecendo também à solidariedade internacional.