O centro de controle da empresa SpaceX relatou a perda de dados da nave espacial

O quarto teste do protótipo do foguete Starship da SpaceX, SN11, do bilionário Elon Musk, “aparentemente falhou durante uma tentativa de aterrissagem na terça-feira (30)”, segundo as agências de notícias. “Uma explosão alta pôde ser ouvida de Isla Blanca Park em South Padre Island, Texas, EUA, mas o nevoeiro tornou impossível ver o que aconteceu depois do lançamento do foguete”.

“Para o programa SpaceX/Starship de Elon Musk, mais fumaça, fogo e estilhaços”, descreveu o Washington Post.

O centro de controle da SpaceX relatou a perda de dados da nave espacial pouco depois de imagens de múltiplas câmeras também terem falhado.

Musk, que especula em Wall Street embalado pelas promessas de peripécias espaciais e pelos automóveis autônomos Tesla, encontrou um motivo de regozijo: “pelo menos a cratera está no lugar certo”.

Ainda segundo ele, “algo importante aconteceu” no momento da descida. “Vamos saber o que aconteceu assim que pudermos examinar os fragmentos no final do dia”.

O foguete SN11 foi lançado das instalações da empresa no sul do Texas por volta das 13 h GMT (10h de Brasília) e iniciou a subida de 10 quilômetros, com algumas falhas de vídeo.

Na fase de descida, o sinal de vídeo foi perdido novamente. “Perdemos o relógio em T mais cinco minutos, 49 segundos”, afirmou o locutor da SpaceX John Insprucker, em referência ao tempo transcorrido desde a decolagem.

“Parece que tivemos outro teste emocionante do Starship Number 11”, completou, de maneira seca. O SN8 e o SN9, que foram lançados em dezembro e fevereiro respectivamente, caíram durante o pouso e explodiram, enquanto o SN10 mal pousou, explodiu, no teste de 3 de março.