Após seu colega de partido quebrar uma charge em exposição na Câmara, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) justificou em discurso no Plenário os assassinatos de negros no país afirmando que eles ocorrem porque “os negros que cometem crimes”.
Daniel Silveira contestou os dados do Ipea afirmando que ele teve o “prazer e o desprazer” de atuar em todas as favelas do Rio de Janeiro e que se mais negros morrem é porque “tem mais negros com armas, mais negros no crime e mais negros confrontando a polícia”.
Entre 2017 e 2018, negros foram mais de 75% das vítimas de letalidade policial no Brasil, segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança 2019.
“Por sua vez, os negros são as principais vítimas da ação letal das polícias. Só que também, como a maior parte da população carcerária é formada por negros no Brasil, é porque mais negros cometem crimes. E vão dizer mais uma vez ‘Eu não tive oportunidade da sociedade’. Não quis estudar, preferiu furtar”, disse o deputado. Durante a campanha eleitoral, os então candidatos Daniel Silveira e Rodrigo Amorim, ambos do PSL-RJ, e Wilson Witzel, do PSC-RJ, quebraram a placa com o nome da vereadora Marielle Franco, morta por milicianos no Rio de Janeiro no início do ano passado, em um comício de bolsonaristas.