O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara, disse que “o povo não está vibrando” com as alterações de Jair Bolsonaro facilitando e ampliando o acesso às armas.

“O povo não quer armas. A população anseia pelas vacinas”, afirmou Maia.

Depois de editar os decretos que liberam a posse de até seis armas para civis sem a liberação do Exército, Jair Bolsonaro disse que “o povo está vibrando”.

Para Maia, “Bolsonaro considera a parte pelo todo. Acha que seu mundo extremo representa o país. O povo não está vibrando”.

Os decretos de Bolsonaro foram publicados na noite de sexta-feira (13). As medidas dizem que “atiradores” poderão ter até 60 armas sem que o Exército participe da liberação.

Os decretos facilitam, ainda, a obtenção da liberação para a posse de armas. Antes, o laudo psicológico deveria ser dado por algum psicólogo registrado pela Polícia Federal, agora o laudo pode ser dado por qualquer psicólogo registrado no Conselho Regional de Psicologia.

Para o novo líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Renildo Calheiros (PE), os decretos são “um ataque aos direitos fundamentais à segurança e à vida, previstos na nossa Constituição. Mais uma ameaça autoritária à nossa Democracia.”

Renildo considera a ação de Bolsonaro “um ataque aos direitos fundamentais à segurança e à vida, previstos na nossa Constituição. Mais uma ameaça autoritária à nossa democracia”.

 

(PL)