A nova rodada da pesquisa Ipec, encomendada pela Globo e divulgada nesta segunda-feira (15), indica que, se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a disputa já no primeiro turno. “Esta é a primeira pesquisa de uma série contratada pela TV Globo que terá divulgação semanal pelo instituto, fundado por ex-executivos do Ibope”, informa a emissora da família Marinho.

A um dia do início oficial da campanha eleitoral de 2022, Lula tem 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32%. Ele é seguido pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT, 6%), pela senadora Simone Tebet (MDB, 2%) e pela sindicalista Vera (PSTU, 1%).

Os demais candidatos – Eymael (DC), Felipe d’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) – foram citados, mas não atingiram 1%. Há 8% de votos brancos e nulos, além de 7% que não sabem ou não responderam.

Lula poderia definir a eleição em um único turno porque seus adversários, somados, chegam a 41% – três pontos a menos que os 44% do petista. Ainda assim, num eventual segundo turno, Lula teria 51%, contra 35% de Bolsonaro. Outros 9% votariam em branco ou nulo, enquanto 5% não souberam ou não responderam.

A pesquisa Ipec/TV Globo ouviu 2 mil eleitores, em 130 municípios, de 12 a 14 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.